sábado, 24 de julho de 2010

Boa Alimentação arma importante no combate à gripe

Texto extraído do caderno AGÁ suplemento do jornal GUARULHOS HOJE.
Dia 29/06/2010.

          A alimentação  adequada é uma das maneiras de prevenir uma série de de doenças. Não é diferente com a gripe, que acomete ainda mais a população durante o inverno.
          A nutricionista Evelyn Del Carmo, comenta sobre a necessidade de um equilíbrio na alimentação para que o corpo tenha uma boa imunidade para reagir às doenças. O principal é balancear a alimentação a cada refeição. Cada refeição precisa ter carboidratos , proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e fibras.
          Os carboidratos são encontrados em carnes, peixes, ovos e leguminosas, como feijão, ervilha. Os alimentos fontes de fibras são as verduras, legumes, frutas com casca e produtos integrais, como pães integrais
          Entre as vitaminas uma das mais indicadas para evitar infecções respiratórias é a vitamina "C", encontrada em frutas acidas como o morango, maracujá, abacaxi, laranja e limão.
           A nutricionista alerta que é necessário fazer de cinco a seis refeições por dia, dividindo-as em café da manhã, lanche da manhã, lanche da tarde, jantar e lanche da noite. Outro fator importante é ter uma boa mastigação, para que a digestão e absorção dos nutrientes seja positiva.

                                                  CUIDADOS NO INVERNO




                      No inverno as alergias acometem mais a população, tendo como  fator desencadeador dos r processos alérgicos ácaros, que comummente estão em gorros , casacos, cachecóis, jaquetas e cobertores, retirados do armário.
                     Os ácaros, que se alimentam de resíduos de pele, provocam alergias e, em pessoas mais sensíveis, podem provocar problemas alérgicos mais graves. Para eliminá-los, é necessário lavar as roupas e guardá-las de forma correta. No caso de roupas de lã, mesmo parecendo limpas, carregam sempre vestígios de suor, poeira, por isso a importância de lavá-las antes de armazenar.